sábado, 22 de setembro de 2007

84 anos ou 85? Parabéns, V.S.C....Parabéns à aliança, famíla Afonsina! Parabéns Vimaranenses!








História

"O Vitória Sport Clube não nasceu em nenhum ano concreto, mês, dia ou hora. Ele constituiu, apenas, um dos muitos grupos organizados de futebol que a juventude Vimaranense dos anos 20 - a juventude privilegiada, estudantil e filha da sociedade industrial e proprietária que dirigia a terra - fundou para ocupar os seus tempos de lazer e da prática de cultura física.
O ano de 1922, consagrado na história do clube como o ano da fundação, representa, quando muito, o ano da constituição da primeira Direcção e da sua filiação na Associação de Futebol de Braga, exactamente no primeiro ano de funcionamento daquela entidade que iria dirigir o futebol no Distrito. Ou seja, se a A.F.Braga se tivesse constituído em 1920 ou 1921, provavelmente, a data da fundação do Vitória teria, também, sido registada dois anos antes, o que só por si demonstra o clube pioneiro que o Vitória sempre foi, só não se tendo constituído formalmente antes, por não haver Associação onde se pudesse albergar.
A investigação histórica à fundação do V.S.C. revela assim, alguns dados contraditórios. Mas, parece claro que desde 1918, já um grupo de jovens estudantes tinha constituído um grupo de futebol a quem denominara de Vitória Sport Clube. Grupo informal, não filiado, que jogava no Campo da Atouguia (no parque de estacionamento do actual cemitério municipal) com outros grupos de jovens que representavam o Liceu de Guimarães ou a Escola Académica.
A referência mais antiga ao Vitória é contada na edição do "Norte Desportivo" de 6/2/1938, onde um seu colaborador Vimaranense, Francisco Salgado (Xico Raio) a recorda nestes termos: "Numa tarde do mês de Julho de 1918, depois do regresso do Liceu, onde tinham acabado uma partida com outros estudantes, reuniram-se em casa do António Pires, ali na Rua de Vila Verde, o Alberto Carlos Abreu e o António Antunes de Castro. Comentou-se largamente o jogo e, por fim, a conversa estendeu-se à fundação de um clube por proposta de Alberto Abreu. A ideia foi aceite e, imediatamente, se pensou no nome do novo clube. Existia já nessa ocasião o Vitória de Setúbal que nesse ano se encontrava em grande forma e, por conseguinte, o nome foi resolvido ser o mesmo com a modificação nas finais: Vitória Sport Clube. Foi formada a primeira Direcção: Alberto Abreu, António Pires, António Antunes de Castro, José de Oliveira Pires e Eduardo Oliveira Gomes. A sede foi instalada na própria casa do Pires. O primeiro jogo realizado foi contra o Académico do Liceu, tendo ganho o Vitória por 2-1 e apresentado a seguinte linha: José Neves, Afonso Pires e Artur Sequeira; António de Castro, Alberto Abreu e António Pires; José Pires, Alfredo Machado, Eduardo Gomes, Augusto Pereira Mendes e João Vieira." Era porém, apenas um grupo informal que poderia ter desaparecido logo a seguir, como desapareceram outros.
Em Julho de 1922, o quinzenário "Pro Vimarane" lança um apelo à formação organizada de um clube desportivo, o que é claro sinal da sua inexistência. A imprensa Vimaranense noticia, porém, nessa data vários jogos onde intervêm grupos Vimaranenses - o Vitória, o Académico e outros - mas sem sustentação organizativa. Luís Filipe Coelho é, indiscutivelmente, o principal historiador destes primeiros tempos do futebol em Guimarães. Professor do ensino livre - como então se denominava - 1º Secretário de várias direcções do Vitória nos anos 20 e 30, colaborador dominante da imprensa local, a sua história vitoriana parece ser a mais próxima da realidade. E é, provavelmente, ele quem a situa no ano de 1922, apesar de posteriormente terem aparecido referências anteriores. "






vitoriasempre.net/oclube

2 comentários:

educostume disse...

Grande Deusa e grande Vitoriana...
Muitos parabéns pela tua pesquisa e pela publicação...
Para quem não sabia do historial do Nosso VITÓRIA, com esta publicação ficou mais esclarecido...eheheh
A ti Deusa, apenas um enorme beijinho e mais uma vez, parabéns pela publicação!!
VITÓRIA SEMPRE!!

Anónimo disse...

Hasta la V siempre!
ViMarAnesVitorian Age 4eVer1

Bjinhossss,Edu

Um à parte...Guimarães não é fashion, como já andam muitos a dizer por aí! Guimarães é HISTÓRIA e nunca passa de moda!

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."