domingo, 28 de janeiro de 2007

Relação sangue - alimentação




A dieta do grupo sanguíneo é certamente uma das que mais tem agitado a comunidade de nutricionistas em todo o mundo. E por esse mesmo motivo, aguçado a curiosidade daqueles que ainda não conseguiram acertar com um plano eficaz de controlo do peso. Esta dieta do grupo sanguíneo foi desenvolvida pelo americano Peter J. D’Adamo, que a celebrizou com o livro A Dieta do Seu Grupo Sanguíneo. O autor defende que cada pessoa deve ter uma alimentação específica, segundo o seu tipo de sangue. A base desta teoria é a de que o tipo sanguíneo determina funções digestivas, estruturas imunológicas e que certos alimentos podem causar emagrecimento ou aumento de peso. Para D’Adamo, cada grupo sanguíneo reage de forma diferente aos alimentos, aproveitando bem uns e absorvendo mal outros. Além disso, segundo D’Adamo, a relação sangue - alimentação poderá determinar o desenvolvimento de doenças como cancro, esclerose, esquizofrenia e enfarte.

Conhece o teu grupo:

Grupo A
O aparelho digestivo é sensível, com dificuldades em decompor as proteínas e gorduras de origem animal. A alimentação deve, pois, possuir uma grande percentagem de vegetais; peixes gordos são permitidos. Evitar carnes vermelhas e ovos. Pessoas com sangue tipo A são mais sensíveis a doenças do coração, cancro e diabetes.

Grupo B
A dieta pode ser mais variada, incluindo carne, e é o único tipo de sangue que se dá bem com os lacticínios, que no entanto deverão conter pouca gordura. Convirá incluir legumes e fruta. Regra geral, o sistema imunológico das pessoas com sangue do grupo B é forte.

Grupo AB
É uma adaptação que surgiu da mistura dos sangues tipo A e tipo B. O aparelho digestivo é sensível. Necessita de alimentos variados em porções equilibradas. Já o sistema imunológico é tolerante. No geral, os alimentos recomendados são carne, peixe, derivados do leite, legumes, frutas e cereais.

Grupo O
Deverão ter uma alimentação rica em proteínas e pobre em glícidos. Podem comer carne magra e devem evitar o trigo e o milho. O aparelho digestivo é forte, ao produzir sucos gástricos em grande quantidade, o que, por outro lado, pode provocar maior incidência de doenças estomacais.

5 comentários:

Nia disse...

não gostei de saber que: "Pessoas com sangue tipo A são mais sensíveis a doenças do coração, cancro e diabetes."
eu sou tipo A.

Hera disse...

Obrigada pela informação. Desconhecia por completo a relação dos alimentos com o tipo de sangue. Eu sou tipo O.

Unknown disse...

Vénus eu sou tipo AB e gostei de saber que faço uma dieta adequada, de acordo com esta perspectiva.

Beijinhos

Carolina Fontes disse...

Tenho a dizer que isto não é de todo verdade.
;)

Ainda não está completamente provado que o tipo sanguíneo determina as funções digestivas e outras funções fisiológicas.
Existe de facto um estudo, até livros com a dieta para cada tipo de sangue. Mas como vos digo ainda não é aceite pela Organização Mundial de saúde, até porque existem pessoas com o mesmo tipo de sangue e com diferentes reacções digestivas e gastro intestinais.
Mas não deixa de ser curioso ;)
Americanos!!! lol

deusa vénus disse...

Acredito Artemis, deve ser um assunto que ainda está a ser estudado e avaliado pelas pessoas especializadas. Porque como disseste é muito geral e pode não funcionar com certas pessoas.

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."