quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Língua Gestual - Vamos combater a Exclusão Social!



Ontem, dia 17, Dia Mundial contra a Pobreza e a Exclusão Social, tive a minha primeira aula da Formação de Linguagem Gestual porque os deficientes auditivos devem estar incluidos na nossa sociedade que, apesar de sabermos que esta tende a evoluir nesse sentido, as Crianças, as Pessoas com Necessidades Educativas Especiais são voluntária ou involuntáriamente "postas" de parte, são excluidas.
Como recém-licenciada em Educação de Infância e sabendo que a Educação está em tempo de reformas antes de me aventurar pela Europa com o Curriculum Vitae Europeu, o Euro Pass, optei por ficar na minha cidade a fazer esta formação que encaro como uma forma de combater a Exclusão Social, neste caso na exclusão social dos surdos e dos mudos.
Foi uma aula interessante onde aprendemos o alfabeto gestual universal mas a Língua Gestual Portuguesa tem algumas características próprias, intrínsecas à sua cultura é o exemplo de pai e mãe, homem e mulher, etc. Muito engraçados e diferentes os gestos ;).
Estou sem o meu P.C. se o tivesse fazia a digitalização das imagens do abecedário, assim partilhava com vocês aqui no recanto romano.
Bem, adianto-vos que o símbolo gestual "Paz&Amor" é MUNDIAL... e muitos outros mais!

Beijinhos romanos

1 comentário:

Anónimo disse...

ola di!ke engrançado!nao fazia ideia k o meu nome se escrevia dessa maneira em linguagem gestual.continua assim a manter o nosso cerebro a actualizar informaçao e a alertar nos para o mundo das pessoas k teem problemas enao tiveram a sorte de nascer com todos sentidos...beijo grande do picos!

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."