segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Confidências de Amor e Desamor...


Tenho uma amiga de longa data (desde o tempo do ensino preparatório) mas as circunstâncias da vida não permitem, hoje, o nosso convívio diário: foi estudar para fora, arranjou emprgo e da última vez que nos tínhamos direito reservado um lanche ela contara-me que estava super-feliz, arranjara namorado e mais cedo ou mais tarde iam "juntar os trapinhos".
Recordo-me que esse lanche foi de rir. É sempre bom reencontrarmos bons velhos amigos, a felicidade contagia e essa minha amiga é daquelas pessoas que realmente merece ser feliz. Lembro-me de parecermos duas adolescentes do tempo de escola a rir de coisas que não metem piada nenhuma a ninguém só mesmo a duas amigas cúmplices e felizes. Entusiasmou-me ouvir a voz dela tão cheia de planos e sonhos. Do que lanchei já não me lembro mas lembro-me daquele lanche ter sido em grande.

Mas agora o que realmente interessa, o que é triste mas que, deusas bloguistas, vos pode ajudar em momentos parecidos e encarar o fim de uma relação com outros olhos, ou melhor, com outro coração e com outa maturidade, isto é, sem tanta mágoa.

É que essa minha amiga ligou-me:
_ Diana, ele acabou tudo. Buá xagap+qiodjlkejfokjk,,dlfkerlçflçl bláblébláblue :((((((

Nessas alturas nunca sabemos o que dizer...
Por mais conselhos racionais que eu tentasse dar à minha amiga magoada a sua emoção falava mais alto e aminha voz racional aos poucos ia-se transformando em lágrimas como que em solidariedade, não sei. Só sei que do outro lado da linha não a deixei perceber que estava a chorar e então tentei controlar-me deixando de falar. Fiquei a ouvi-la segundos que se transformaram em minutos e minutos até que no meio de tanto atropelemento de palavras a ouvi dizer:
- Diana, nós até já tínhamos penssado em nomes para os nossos filhos. Eu não merecia, eu não merecia!
Foi aí que se fez um clic e as minhas lágrimas se fizeram voz:
- Amiga, antes agora do que com filhos. Se calhar, os teus filhos é que não iriam merecer um pai como ele.
Ela calou-se e o tom de voz dela acalmou:
- Temos que marcar outro lanche!

Quando voltarmos a lanchar vou-lhe dizer que aquela frase que a acalmou não é da minha autoria. Foi a minha avó que ma transmitiu. A minha Avó, minha confidente. Vou dizer à minha amiga que estou numa situação parecida com a dela mas que já lá vai algum tempo, tenho as feridas já cicratizadas e agora encaro o desamor de outra maneira porque nunca mais me vou esquecer das palavras da minha avó, confidências de avó e neta, transmissão de afectos, transmissão de saberes e emoções geracionais que por isso quero postular aqui. São confidências de amor e desamor mas vou partilhar com vocês porque nem toda a gente tem o previlégio de ter uma avó como a minha.

Estas palavras são, então dedicadas aos deuses bloguistas, às pessoas que acreditam que o Amor Verdadeiro é real, não se vê mas existe. É como Deus! É único!
Desculpem mas hoje só dedico estas palavras a essas pessoas, às crentes porque não sei porquê mas acho que as outas não se vão acreditar em mim...

"Diana, nunca percas a tua capacidade de sonhar e acreditar num amor sincero e verdadeiro porque se a tua relação não progrediu mais é porque Deus achaque esse não é o Amor com que te vejo sonhar desde criança!"
Palavra de deusa matriarca, de avó :)



Post Scriptum: Ah! E vou dizer à minha amiga: "Ainda somos tão novas..." É o que a minha avó me está sempre a dizer.
Tenho a certeza knos vamos rir muito no nosso lanche. Mais uma vez... Como duas adolescentes de escola no que aceditam no Amor! No verdadeiro, no único que nos torna eternos...
E se acreditarmos nele,n Amor, um dia ele surgirá nas nossas vidas como um milagre de Deus!
Já lá dizia o deus Paulo Coelho "Se temos capacidade para amar um dia seremos amados, é só uma questão de tempo(...)"


Há coisas de desAMOR, não há?












2 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente, Deusa Diana, concordo plenamnete com a sabedoria da tua querida Avó.
Na minha vida quando algo não acontece como eu esperava que acontecesse tento pensar dessa forma: "se assim não aconteceu é porque Deus assim quis, para meu meu bem!"E realmente, com o tempo apercebo-me de que Ele tem razão.
"Deus escreve direito por linhas tortas..."!! É bem verdade.Mas, claro, nem todos compartilham desta opinião...
Amiga Deusa Diana, sinto muito teres passado por algo idêntico ao da tua colega, pois tu não merecias. És bonita demais (por dentro e por fora) para que isso te tivesse acontecido...mas, é como a tua Avó te disse e muito bem...!"Há males que vêm por bem"...
Para finalizar, tu és a pessoa indicada para ajudar a tua Amiga, pois vais-lhe mostrar que:" se Deus nos fecha uma porta, abre-nos outras"!
Até breve!

Diana disse...

Edu, és dos meus...

Felizes dos que passam por momentos complicados da vida e saibam retirar daí alguma sabedoria.
Se Deus nos põe à prova, superemos essa prova. Só assim conseguiremos perceber que uma porta se fechou mas várias janelas se abriram... e Lhe ficaremos gratos.

A minha amiga está bem :) Percebeu, na sua sabedoria, que a porta que se lhe fechou já se deveria estar fechada há muito... fechada a 7 chaves.
As janelas da sua vida abrir-se-ão em todo seu esplendor. Tenho toda a certeza!

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."