segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O 13º Jogador


Esta 4ª feira joga a Nossa Selecção: a Selecção Nacional Portuguesa de Futebol.

Não vou fala no 12º jogador. Esse assunto está mais que batido, já cansa e quase que já não convence ninguém.

Eu hoje quero falar no 13º jogador: as crianças que apoiam a sua equipa entusiasticamente com um fervor e uma emoção sincera tão característica da infância.

Na minha opinião, o 12º jogador, os adeptos adultos que assobiam mais a equipa do que a apoiam, devia ser erradicado, é rescindir o contrato com tal elemento destabilizador.

É que o 12º jogador contagia negativamente o 13º. as crianças ficam baralhadas: vão para o estádio em clima festivo para apoiar a sua equipa, para entoar cantos de união e saem de lá a assobiar e a dizer palavrões. Está mais que sabido e cientificamente provado que as crianças agem por imitação. o grave problema é que ambientes destes contribuem para que as nossas crianças, futuramente, se tornem adultos supra-exigentes, impacientes e malcriados.

É por isso que o dito futebol-espectáculo me aborrece e não me move. Só assisto jogos em Guimarães ou via TV. Isto porque não dão oportunidade ao 13º jogador de se afirmar. Se as coisas não começam a correr tão bem ele é logo expulso com vermelho directo logo após os 5 minutos de jogo e o 12º é que brilha. É que a febre contagia...


E vocês? São contagiados pela febre do 12º jogador ou do 13º?


Força, equipa de todos nós! Vamos enaltecer o que é nosso!


Beijinhos romanos, lusitanos, globais com a febre positiva do 13º jogador :)



2 comentários:

educostume disse...

Enfim, mais uma bela crónica da nossa Amiga Deusa Diana.Toda a reflexão elaborada por ela é simplesmente real, pois como todos nós sabemos e está "cientificamente provado" as crianças imitam os adultos, em tudo. Por isso, há que ter cautelas sobre o nosso procedimento diante delas. Neste caso concreto, concordo plenamnete com a nossa Deusa, quando afirma que as pessoas num jogo de futebol têm comportamentos reprováveis e muitas das vezes nem se apercebem que está um criança ao lado a observar todos os seus movimentos e atitudes. Eu como amante do futebol e do meu clube, quando assisto a um jogo ao vivo( sempre no D. Afonso)considero-me mais o 13º jogador que propriamente o 12º.
FORÇA PORTUGAL, FORÇA VITÓRIA!!

Diana disse...

Sendo tu a dizer, Edu eu acredito.
Se fossem outras pessoas duvidava Lol
porque como diz o nosso "amigo" mestre e pedagogo Paulo Coelho: "No geral, a teoria é bem diferente da prática" mas eu quero acreditar que toda a boa prática assenta numa boa teoria. neste caso o 13º elemento é uma boa teoria, nós colocamo-la em prática.
Mas há mais como nós!
Penso eu de que e espero bem de que... LOL

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."