segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

As cores e os seus significados


Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica que actua sobre o nosso estado físico e emocional. Não é por acaso que quando as coisas não nos correm bem, temos tendência para ver tudo “negro”; ou, pelo contrário, quando tudo corre às mil maravilhas, a vida é “cor-de-rosa”.

AS CORES DO ARCO-ÍRIS

AMARELO – Cor festiva e jovial, denota alegria e felicidade. É um forte estimulante do sistema nervoso, proporcionando bem-estar, extroversão e lucidez e promovendo a concentração e também favorece a digestão.
VERMELHO – Forte, penetrante e estimulante, favorece o funcionamento do coração e, consequentemente, da circulação sanguínea. Tem influência sobre a vitalidade e aumenta a temperatura do corpo. Proporciona energia física.
LARANJA – Estimula a tiróide e os pulmões, sendo um óptimo antídoto contra a depressão, o pessimismo e o nervosismo. Combate o medo e faz abrir o apetite. Além disso, favorece a criatividade e o equilíbrio corpo-mente.
VERDE – Reequilibra, combate a bulimia, a depressão, a irritabilidade e a insónia. Representa a fecundidade, a juventude e a sorte, mas também os ciúmes e a ganância. O verde-claro (tal como o azul-claro) acalma as crianças hiperactivas.
AZUL – Exerce sobre nós efeitos calmantes, diminui a pressão arterial, o ritmo respiratório e cardíaco. Utiliza-se em psicoterapia para favorecer o relaxamento. Não é por acaso que observar o céu e o mar acalma. A paz e tranquilidade que transmite tornam-na a cor ideal para os quartos de dormir. O azul está também ligado à austeridade, à monotonia, à dependência e ainda à limpeza e frescura.
ANIL – É a cor cósmica da energia e está conectada com o desenvolvimento e a evolução espiritual. Funciona como refrescante e tonificante muscular, para além de estimular os sentidos da vista, ouvido e olfacto. Favorece a intuição.
VIOLETA – Fisicamente actua sobre os ossos, o baço e a produção de glóbulos brancos; psicologicamente, potencia a espiritualidade e a inspiração. É uma cor purificadora que acalma a actividade cardíaca e favorece a microcirculação cerebral. Imprime sensibilidade, mas também representa a dor e o sacrifício.

Outros significados:
BRANCO – Pureza, inocência e paz.
BRONZE ou DOURADO – Perfeição, clarividência e plenitude.
CASTANHO – Segurança, solidez e rudeza.
CINZENTO – Elegância, respeito e subtileza.
MAGENTA – Luxúria, sensualidade e desejo.
PRETO – Sofisticação, poder e mistério.
ROSA – Amor, ternura e afecto.
Terapia alternativa
A cromoterapia, ou a cura pela cor, é uma técnica que utiliza precisamente as cores com fins terapêuticos, tendo em conta as qualidades de cada uma delas e a sua influência no comportamento emocional e físico do ser humano. Consta da relação das principais terapias alternativas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde.

Sem comentários:

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."