quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

MAKTUB de Paulo Coelho

Num destes dias invernosos, nestes dias em que não se faz nem apetece fazer nada, os meus pais tinham um jantar marcado na casa de uns amigos de longa data. Como faziam questão que eu fosse lá fui eu já que também não tinha de mais interessante para fazer. Mas acreditem que é sempre uma seca aquelas conversas chatas de "cotas" sempre a dizer "Ai meu Deus,como cresceste!" ou do tipo "E lembras-te dos nossos tempos de escola em que não haviam turmas mistas?!" E depois soltam suspiros "Ai quem me dera ter outra vez 20 anos..."E riem-se de coisas que não metem piada nenhuma. No meio daquele cenário estava eu e ao ouvir tamanhas gargalhadas lembrei-me que já fazia tempo que não ria assim... assim, com tanta vontade. Então decidi ir ver TV porque estava a sentir-me ali deslocada. Sentei-me no sofá e reparei nas estantes repletas de livros daquela sala. Saltou-me à vista o da Carolina Salgado, vai-se lá saber porquê, e peguei nele por curiosidade. Ri-me quando o abri e vi que na dedicatória alguém tinha escrito: Com amizade e com gases mal cheirosos incluidos. Mas logo me cansei do livro, é que não se aprende mesmo nada com aquilo... Então ao colocá-lo de volta na estante peguei num livro de Paulo Coelho, tão a ver a diferença, "MAKTUB" e comecei a folheá-lo aleatoriamente. Não era nenhum romance, eram tipo crónicas. Achei-as de uma simplicidade tão grande mas de uma profundidade tão encantadora que decidi partilhar duas delas com vocês.
Esta primeira fala de alegria e talvez inspirada pelas gargalhadas estridentes que se ouviam do outro lado da sala dei mais valor a esta crónica porque saltaram-me à vista estas palavras "A ALMA DO MUNDO PRECISA MUITO DA TUA ALEGRIA!" Consta, assim, o resto da crónica: "A palavra é poder. As palvras transformam o mundo e o homem: Todos nós já ouvimos dizer - Não se deve falar das coisas boas que nos acontecem pois a inveja alheia destruirá a nossa ALEGRIA - não é nada assim, os vencedores falam com alegria dos milagres nas suas vidas. Se colocares energia positiva no ar, ela atrai mais energia positiva e alegra aqueles que realmente te querem bem.Quanto aos invejosos, aos derrotados, esses só te poderão causar algum dano se tu lhes deres esse poder. Não temas, fala das coisas boas da tua vida a quem as quiser ouvir. A alma do mundo precisa muito da tua alegria!"
Lindo, não acham?
A outra crónica, não sei bem porquê também me tocou e é só por isso que a vou partilhar, pode ser que vos toque a vocês também: " Às vezes, passamos dias ou semanas inteiras sem receber qualquer gesto de carinho. são períodos difíceis, quando o calor humano desaparece e a vida se resume a um árduo esforço de sobrevivência.
Diz o Mestre:
_ Devemos examinar a nossa própria lareira. Devemos colocar mais lenha e iluminar a sala escura na qual a nossa vida se transformou. Quando ovirmos o nosso fogo crepitar, a madeira que estala, as histórias que as labaredas contam, a esperança ser-nos -á devolvida.
Se somos capazes de amar, também seremos capazes de ser amados. É apenas uma questão de tempo!"
Bem, caras deusas, ele é o Paulo Coelho, está tudo dito!
Muitos outros excertos do livro poderia partilhar convosco porque são verdadeiras lições de vida mas... Comprem o livro. Este homem,este autor, este mestre de extrema sensibilidade que nos fala ao coração agradece!
Paulo Coelho, ÉS O MAIOR! Lol

3 comentários:

deusa vénus disse...

Gostei mais da segunda crónica...A ti dedico*te este provérbio chinês(e tu sabes porquê): "A quem sabe esperar, o tempo abre as portas." Beijinhos

Enrique Cimento disse...

quem quiser eu tenho o livro, e so pedir q eu empresto....

Hera disse...

Ao menos tu tens tudo é livros, é filmes. Já pareces o Edinho lol.

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."