
Em Portugal realizam-se, em média, 20.000 abortos ilegais por ano. Em resultado de complicações resultantes da prática ilegal, todos os anos cerca de 5.000 mulheres são atendidas em hospitais. Nos últimos 20 anos, morreram cerca de 100 mulheres devido a abortos ilegais.
Em 1997, uma lei que previa a realização do aborto a pedido da mulheres até às 10 semanas de gravidez foi aprovada no Parlamento. Contudo, a sua aplicação ficou dependente do referendo de 1998, que acabou por se relevar inválido pois contou apenas com a participação de 31,8% dos eleitores, quando o mínimo requerido é 50,5%.
Este ano Portugal terá um novo referendo sobre o aborto, a realizar-se no próximo dia 11 de Fevereiro. A proposta de "realização de um referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez realizada por opção da mulher nas primeiras 10 semanas" foi aprovada na Assembleia da República e pelo Tribunal Constitucional. Agora a decisão está nas tuas mãos, quer votes sim ou não, não deixes de expressar a tua opinião.
Sem comentários:
Enviar um comentário