segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Roupas que diagnosticam doenças


Uma revolução que chega da Austrália.


Um grupo de cientistas australianos encontram-se a desenvolver roupas inteligentes que mudam de textura e protegem os seus utilizadores. De acordo com os investigadores, o desenvolvimento de têxteis inteligentes podem dar origem a peças de roupa que ajudam a diagnosticar doenças, prevenir ferimentos e manter-nos quentes e secos.
Segundo Barry Holcombe, investigador em tecnologia e fibras têxteis, este tipo de vestuário poderá tornar-se um participante activo nas nossas vidas e actividades. "Estamos à beira de uma revolução têxtil", afirmou.

Os cientistas têm estado a trabalhar no desenvolvimento de fibras que conduzem electricidade.
Sensores minúsculos entrelaçados com as fibras do tecido irão comandar as peças, de modo a alterar a sua estrutura em resposta à chuva, humidade, calor e frio. Ao detectar as gotas de chuva na peça de vestuário, os sensores utilizam impulsos electrónicos para alterar a superfície das fibras de modo a repelir a água. Com tempo quente ou frio, as fibras dilatam ou contraem automaticamente para se ajustarem à temperatura do ar.
As mudanças de temperatura são uma constante no nosso país, era bestial se as nossas roupas mudassem de textura consoante as nossas necessidades e nos protegessem...

Sem comentários:

Powered By Blogger

Arquivo do blogue

"Quanto mais seguro for o chão que pisamos, mais confiança teremos para levantar voo."